A prática da canoa havaiana ou canoa polinésia surgiu nas regiões do chamado “Triângulo Polinésio”, um conjunto de ilhas no oceano pacífico. Em seguida se tornou forte também no Hawaii e absorveu a cultura – e o vocabulário – destes locais. Muitos termos, costumes e crenças dessas regiões ainda seguem vivos na prática da canoa.
Mas neste post vamos falar do vocabulário havaiano. Algumas palavras são muito usadas pelos praticantes do esporte e nós vamos conferir agora:
#Vaa (ou Va’a, Wa’a ou Waka) são termos vindos do Tahiti, Hawaii e Nova Zelândia, respectivamente, e significam “canoa”. Este tipo de embarcação surgiu há mais de 3 mil anos. Foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de transporte em tempos de colonização.
#Mahalo é uma palavra sagrada na cultura havaiana, usada quando é preciso agradecer sinceramente por algo. Mahalo é agradecer!
#Ohana é uma palavra de origem havaiana que significa “família”, no sentido mais completo do termo. Para os havaianos, a família tem um significado mais amplo do que apenas as pessoas unidas aos laços sanguíneos. O termo estende-se a todas as pessoas unidas pelo afeto, pela amizade, cooperação e convívio.
#Aloha é uma palavra da língua havaiana usada como forma de saudação ou despedida, que significa “olá” ou “tchau”. Mas, para muitos, aloha é também um estilo de vida. É uma forma de pensar e agir baseada em energias positivas, que nos dão força para alcançar a paz, felicidade, saúde e prosperidade. É um caminho em busca da verdade, da simplicidade, do respeito à natureza e da força que nos permite solucionar qualquer problema e alcançar qualquer objetivo.
Bônus: ALOHA é formada pelas inicias de outras 5 palavras que definem o espírito Aloha:
AKAHAI – bondade, carinho.
LOKAHI – unidade, harmonia.
OLU’OLU – cordialidade, afeto.
HA’AHA’A – humildade, modéstia
AHONUI – paciência, perseverança.
Mahalo por ler este nosso conteúdo. Fique ligado no blog e redes sociais da @NoronhaVaa e saiba sempre mais sobre Noronha e Canoa Havaiana. Aloha!